Dr. phil. Suzana Vasconcelos de Melo

Lektorin für Portugiesisch, Schwerpunkt brasilianische Literaturwissenschaft

Kontakt

Universität Tübingen, Romanisches Seminar
Wilhelmstr. 50, 72074 Tübingen

Raum 234
Tel.: +49 (7071) 29-78478
Mail: suzana.vasconcelos-de-melospam prevention@uni-tuebingen.de

Werdegang

Seit Okt. 2015Lektorin für Portugiesisch (Sprachpraxis, Literatur- und Kulturwissenschaft) an der Universität Tübingen.
2015-2023Promotion in Iberoamerikanischer Philologie und Kulturwissenschaft an der Universität Tübingen. Betreuung durch Prof. Dr. Sebastian Thies. Dissertation: „O corpo que falta: estética negativa e alegorias da pós-colonialidade em Angústia de Graciliano Ramos“.
August 2019Erasmus-Aufenthalt als Gastdozentin an der UNAM, Mexiko: Blockseminar zur afrobrasilianischen Literatur.
2013-2015Wissenschaftliche Mitarbeiterin für Iberoamerikanische Philologie und Kulturwissenschaft an der Universität Tübingen.
SS 2011-WS 2013Lehrbeauftragte (brasilianische Literatur- und Kulturwissenschaft) am Institut für Romanistik der Universität Hamburg.
2008-2013Promotion im Fach Romanische Philologie an der Universität Hamburg zum Thema „Entfremdung und Fremdheit im modernen Roman am Beispiel von Angústia von Graciliano Ramos und Berlin Alexanderplatz von Alfred Döblin“. Betreuung durch Prof. Dr. Markus Klaus Schäffauer. Wechsel zur Universität Tübingen. 
2008-2010Promotionsstipendium der Rosa-Luxemburg-Stiftung.
2005-2007Anrechnung des Studiums der Germanistik (Hauptfach) und der romanischen Philologie (Portugiesisch Hauptfach, Französisch Nebenfach) an der Alberts-Ludwigs-Universität Freiburg.
2004Stipendium des DAAD und Teilnahme am Sonderprogramm für lateinamerikanische Graduierte der Fachrichtung Germanistik an der Alberts-Ludwigs-Universität Freiburg.
2002Forschungsstipendium für den wissenschaftlichen Studienstart von FAPESP (Stiftung zur Unterstützung der Forschung des Bundeslandes São Paulo).
1998-2004Studium der Romanischen Philologie und der Germanistik an der Universität São Paulo (USP), Brasilien.

Forschungsinteressen

  • Postkoloniale Moderne
  • Zeitgenössische brasilianische Literatur
  • Umgang mit Kolonialität in den Medien
  • Dekoloniale Horrorerzählungen

Publikationen

Monografie

Vasconcelos de Melo, Suzana. O corpo que falta: estética negativa e alegorias da pós-colonialidade em Angústia de Graciliano Ramos. Veröffentlichung in Vorbereitung.

(Mit-)Herausgebertätigkeit

Vasconcelos de Melo, S.; Rios P. Passos, C.; Thies, S. Explorando os Entremeios: cultura e comunicação na literatura de João Guimarães Rosa. Hucitec, São Paulo, 2020.

Aufsätze

Vasconcelos de Melo, Suzana. “Intersektionalität und (Post-)Kolonialität im brasilianischen sozialen Horrorfilm”. In Vorbereitung.

Vasconcelos de Melo Suzana; Daldrup, Fabian. “Comeu ou não comeu, caralho?: A desconstrução da narrativa picaresca no romance pós-moderno O Paraíso é bem bacana (2006) de André Sant’Anna”. In Vorbereitung.

Thies, Sebastian; Vasconcelos de Melo, Suzana. “Discurso testimonial, comodificación e intermedialidad en el campo de la cultura de la memoria en Brasil: Que bom te ver viva de Lúcia Mural y Subversivos de André Diniz”. In Vorbereitung.

Vasconcelos de Melo, S. “Subjetividade, pós-colonialidade e estética negativa: as alegorias do corpo faltante em Angústia de Graciliano Ramos”. In: Scholz, Janek; Wrobel, Jasmin (Hg.). O relógio da vida não anda para trás: gravidez, doenças, idade e o corpo-cronômetro. Frank & Timme, Berlin, 2023.

Thies, S.; Vasconcelos de Melo, S. “De entremeios: explorando os entremeios na obra de Guimarães Rosa: comunicação, cultura e intersubjetividade.” In: Vasconcelos de Melo; Rios P. Passos; Tiveron da Costa, K.; Thies, S. (Hg.). Explorando os Entremeios: cultura e comunicação na literatura de João Guimarães Rosa. Hucitec, São Paulo, 2020. S. 15-41.

Vasconcelos de Melo, S. “O dito pelo não-dito: ambiguidade e (auto)censura em Bicho mau de Guimarães Rosa”. In: Vasconcelos de Melo; Rios P. Passos; Tiveron da Costa, K.; Thies, S. (Hg.). Explorando os Entremeios: cultura e comunicação na literatura de João Guimarães Rosa. Hucitec, São Paulo, 2020. S. 287-313.

Vasconcelos de Melo, S. “Topografia re-imaginada do sujeito periférico: a cidade e a modernidade em Angústia (1936) de Graciliano Ramos”. In: Resende, Fernando (et al.). Modos de Ser Sul: Territorialidades, Afetos de Poderes. E-Papers, Rio de Janeiro, 2020. S. 235-258.

Thies, Sebastian; Vasconcelos de Melo, Suzana. “Performativität, Reembodiment und Auratisierung: Multimodale Diskursstrategien des testimonialen Diskurses in Que bom te ver viva (1989) von Lúcia Murat und Subversivos von André Diniz (1999ff.)”. In: IMAGE, 28 (Ausgabe Juli 2018). http://www.gib.uni-tuebingen.de/image/image-2?function=fnArticle&showArticle=495.

Thies, Sebastian; Vasconcelos de Melo, Suzana. “Discurso ecológico, polarização ideológica e estetização do político: a (contra)visualidade no documentário Belo Monte – Anúncio de uma Guerra (2012) de André D’Elia”. Brasiliana – Journal for Brazilian Studies, Vol. 5, No. 2, 2017, S. 29-49. https://tidsskrift.dk/bras/issue/view/6946

Vasconcelos de Melo, Suzana. “Estranheza e subjetividade moderna: os discursos da cidade grande em Berlin Alexanderplatz de Alfred Döblin”. Caderno de Letras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, V. 20, Pelotas, Juli/2013.

Vasconcelos de Melo, Suzana. “Der Raum der Fremdheit im Roman Rakushisha von Adriana Lisboa“. In: Klengel, S. (et al.). Novas vozes. Zur brasilianischen Literatur im 21. Jahrhundert. Vervuert, Frankfurt am Main, 2013.

Vasconcelos de Melo, Suzana. “Alienação (Entfremdung) e estranheza (Fremdheit): dois paradigmas do ocidente“. In: Pandemonium Germanicum – Revista de Estudos Germânicos da Universidade de São Paulo-USP, Ausgabe 17, São Paulo, Juli/2011.

“O fenômeno da alienação e o romance moderno. Um estudo comparativo entre os romances Angústia de Graciliano Ramos e Berlin Alexanderplatz de Alfred Döblin”. In: Feijó, G. (et al.). Festival de Colores: Dialog über die portugiesischsprachige Welt. Calepinus, Tübingen, 2007.

Vorträge

“Corpo castrado, nação sem futuro: subjetividades pós-coloniais em Macunaíma de Mário de Andrade e Angústia de Graciliano Ramos”. Mit Fabian Daldrup. 14. Deutscher Lusitanistentag “Zeitlichkeit(en), Reminiszenzen, Wahrnehmungen, Projektionen“, Online/Zoom, 16. September 2021. 

“Estética negativa y sexualización del lenguaje”. Jornada de Estudios Latino-Americanos, Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt, 23. Januar 2020. 

“A cidade grande do ponto de vista do sujeito da modernidade periférica em Angústia (1936) de Graciliano Ramos”. Colóquio Modos de Ser Sul: Territorialidades, Afetos de Poderes, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasilien, 3.-6. Oktober 2017.

“Cidade, modernidade e modernização em Angústia (1936) de Graciliano Ramos”. Facultade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas (FFLCH) de la Universidad de São Paulo (USP), Brasilien, 28. September 2017.

“O dito pelo não-dito: ambiguidade e (auto)censura em Bicho mau de Guimarães Rosa”. Inauguraltagung des DAAD-Gastlehrstuhls für brasilianische Kultur- und Kommunikationsstudien “João Guimarães Rosa” an der Universität Tübingen: “Explorando os entremeios: cultura e comunicação na literatura de João Guimarães Rosa (1908-1967)”, Universität Tübingen, 6.-7. Oktober 2017.

“Visualidad y Contravisualidad. Belo Monte - Anúncio de uma Guerra (2012) de André D'Elia (Brasill) y Now (1965) de Santiago Álvarez (Cuba)”. Mit Prof. Dr. Sebastian Thies, PhD Students' Workshop “Southern Gaze(s) in Audiovisual Narratives", UT, 3. April 2017.

“Testimonial discourse and Auratization in the Field of Cultural Memory: The Documentary Que bom te ver viva (1985) by Lúcia Murat”. Summer School 2016: Truth Commissions and The Culture of Dissenting Memory in the Global South, UT, 25.-28. Juli 2016. 

“Discurso testemunhal, auratização e intermedialidade no campo da cultura de memória”. Im Rahmen des “World Tour”- Kooperationsprogrames zwischen der Universität Tübingen und der Universidade de São Paulo/Brasilien, Universidade de São Paulo, Juli 2015.  

“Ditadura noir? História em quadrinhso como mídia da memória cultural”. Mit Prof. Dr. Sebastian Thies, Symposium “Ditadura militar e memória cultural no Brasil”, Universität Tübingen, 13. November 2014. 

Begrüßung und Einführung: “Ditadura militar e memória cultura no Brasil”. Mit Prof. Dr. Sebastian Thies, Symposium “Ditadura militar e memória cultural no Brasil”, Universität Tübingen, 13. November 2014. 

“A estética do des-estranhamento em Terra sonâmbula de Mia Couto: a palavra contra o esquecimento e o esquecimento da palavra“. Krieg und Gedächtnis in den lusophonen afrikanischen Literaturen: 10. Deutscher Lusitanistentag "Migration und Exil" an der Universität Hamburg, 12. September 2013.

„Poesia e alteridade negra“. Jornada “afrodescendência e alteridade na cultura brasileira” an der Uni Hamburg, 19. Oktober 2012. 

„Raum der Fremdheit in der brasilianischen Literatur der Gegenwart am Beispiel des Romans Rakushisha von Adriana Lisboa“. Literaturwissenschaftlicher Nachwuchs-Workshop des Lateinamerika Instituts der FU Berlin „Novas Vozes – Junge Literatur aus Brasilien“, 9. Dezember 2011.

„O fenômeno da alienação e o romance moderno. Um estudo comparativo entre os romances Angústia de Graciliano Ramos e Berlin Alexanderplatz de Alfred Döblin“. I. internationale Studententagung der Lusitanistik in Jena, 14. Juni 2007.

Lehre

Seit WS 15/16Sprachpraxis Portugiesisch an der Universität Tübingen: Sprachkurse Niveaus A1-C1 GER, Textproduktion, Übersetzung Deutsch-Portugiesisch.
  

Kulturwissenschaftliche Übungen und Literaturwissenschaftliche Proseminare an der Universität Tübingen 

SS 2025 (geplant)Monstruário: introdução a narrativas brasileiras de monstros numa perspectiva pós-colonial.
WS 24/25

Textos para estudar o Brasil.

Afro-brasilidade e literatura negra.

SS 2024O sertão: imaginários, discursos, narrativas.
WS 23/24O abismo que olha de volta: narrativas de medo e horror na cultura brasileira.
SS 2023Ditadura militar (1964-1985): a memória que se conta!
WS 22/23

Narrativas contemporâneas do deslocamento: viagens, êxodos, exílios, migrações.

Narrativas da violência na cultura brasileira.

SS 2022

Há 100 anos da Semana de Arte Moderna: origem e influência do modernismo na cultura brasileira.

Introdução à literatura modernista - Parte I.

WS 21/22Outras terras, mundos e memórias: subjetividades resistentes do regionalismo na literatura brasileira contemporânea.
SS 2021"I love you": amor e relações afetivas de gênero na cultura brasileira.
WS 20/21Quem conta um conto, aumenta um ponto”: literatura, narração e estudos culturais.
SS 2020Gênero e sociedade na cultura brasileira no atual contexto latino-americano.
WS 19/20Formas “breves” de ficção da literatura brasileira contemporânea: conto, crônica, fragmento. Leitung: Zusammen mit der Prof. Cleusa Rios/USP.  
SS 2019A atualidade da ditadura militar na era Bolsonaro-Trump na cultura brasileira.
WS 18/19De onde me olha a cidade que olho? Imaginário urbano, estratégias discursivas e narrativa da cidade grande na literatura brasileira.
SS 2018“Nem toda brasileira é bunda/meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem” (Pagu, Rita Lee): as mulheres na sociedade brasileira em fatos, sons, palavras e imagens.
WS 17/18Memória, polifonia e solidão na narrativa brasileira contemporânea.
SS 2017Escrevendo a margem: a estranheza na obra de João Guimarães Rosa.
WS 16/17Do samba ao rock: modernização, discurso identitário e reflexos da ditadura militar na Música Popular Brasileira (MPB).
SS 2016Fragmentos de "um matuto sabido": A obra de Graciliano Ramos no contexto da modernidade periférica.
WS 15/16Panorama da imprensa no Brasil.
Introdução à análise e à teoria literária.
SS 2015Narrativas de infância: de brinquedos a brincantes.
WS 14/15Literatura brasileira e afrodescendência.
SS 2014Die Aufarbeitung der brasilianischen Militärdiktatur in der Literatur und anderen Medien.
WS 13/14Über die Makel der der patriarchalischen Gesellschaft, über Jaguar-Werden, Kindsein und Urbanität: Kurzgeschichten vom Pre-Modernismus bis zur Gegenwart.
SS 2013Frauenstimmen in der jüngsten brasilianischen Literatur: Rakushisha und Sinfonia em branco von Adriana Lisboa.
  

Proseminare an der Universität Hamburg

WS 12/13Kulturwissenschaft: „Tendenzen in der jüngsten brasilianischen Literatur: die Romane von Adriana Lisboa und Tatiana Salém Levy“, am Institut für Romanistik.
WS 11/12Kulturwissenschaft: „Die Bedeutung des Modernismus in der brasilianischen Kultur und Literatur“, am lateinamerikanischen Institut (LASt).
SS 2011Literaturwissenschaft: „Clarice Lispector und Graciliano Ramos: parallele Welten“, am Institut für Romanistik.

Lehrprojekte mit Studierenden

SS 2016: Hörspiel zum Gedicht „Morte e vida Severina“ von João Cabral de Melo Neto.

SS 2014 und WS 2014/2015: Ausstellung „Brasilianische Militärdiktatur und kulturelles Gedächtnis“, im Bonatzbau, Universitätsbibliothek, Uni Tübingen, 13.11.-19.12.2014.